CORIS

Atribuições da CORIS (Coordenação de Infraestrutura e Suporte)


Divisão – Administração de Data Center

Equipe

Charles Rodrigues Bastos
Douglas Pires Borges
Francis Diego Duarte Almeida
Leonardo Matthis Fischer
Rogério Marques Cresseri
Cedido – Campus Uruguaiana
Yucatan Costa

Atribuições
– Manter e gerenciar os data centers da Diretoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (DTIC), através de processos e/ou procedimentos de contingência de energia, manutenções para a preservação física, refrigeração adequada e a segurança, como no controle de acesso ou organização do local.
– Manter e gerenciar o estudo de documentações, na abrangência de servidores/sistemas/serviços, detectando nível de criticidade e de impacto, plano de disaster recovery e de manutenção preventiva, com a elaboração de instruções.
– Manter os servidores/sistemas através da sua instalação, configuração e manutenção contemplando a gestão de sistemas operacionais atualizados, com patches de segurança instalados e seguindo as recomendações quanto a padrões de segurança com o envio de logs para um servidor centralizado.
– Alguns serviços contemplados, são o Active Directory (AD), Active Directory Domain Service (ADDS), Flexible Single Master Operation (FSMO), Domain Name System (DNS) – interno e externo, Active Diretory Certificate Service (ADCS), Network Policy Server (NPS), Group Policy Object (GPO), Distributed File System (DFS), File Server Resource Manager (FSRM), Key Management Service (KMS) / Volume Activation Management Tool (VAMT), Lightweight Directory Access Protocol (LDAP), contemplando a Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), ownCloud, Simple Mail Transfer Protocol (SMTP), Virtualização Hyper-V/Xen, Symantec Endpoint Protection (SEP), Windows Server Backup (WSB), Windows Server Update Services (WSUS), Windows Deployment Services (WDS).
– Alguns servidores contemplados (manter e gerenciar servidores, concentrado na estrutura parcial, sendo o hardware, rede e serviço), são o Adobe Connect / WebConf, Documentos Digitais no DSPACE, Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle), Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), Sistema Eletrônico de Informações (SEI), Sistema de Informações para o Ensino (SIE).
– Alguns sistemas contemplados (manter e gerenciar servidores, concentrado na estrutura completa do sistema, sendo o hardware, rede, serviço e na gestão do sistema), são o Activate Process and Content to Make Business Flow (Alfresco), Bolsistas, Multi Conferência Web (Mconf), Gestão Administrativa e Unificada de CHAmados (GAUCHA), Open Computer and Software Inventory Next Generation (OCS Inventory NG), Sistema de Serviços e Manutenção (SSM), Sistema de Gerenciamento de Impressão (SGI), TIC Wiki.


Divisão – Implantação e Manutenção de Redes

Equipe
Luciano de Pelegrini Lopes
Ronaldo Canofre Mariano dos Santos

Atribuições
– Manter e gerenciar o estudo de documentações, na abrangência dos ativos de rede, detectando nível de criticidade e de impacto, plano de disaster recovery e de manutenção preventiva, com a elaboração de instruções.
– Manter os ativos de rede através da sua instalação, configuração e manutenção contemplando a gestão da rede atualizada e seguindo as recomendações quanto a padrões de segurança com o envio de logs para um servidor centralizado. A gestão dos ativos de rede contempla a conectividade cabeada (ethernet, fibra óptica) e a conectividade wireless e seus equipamentos (Access Point (AP), controladoras, roteadores, switches e demais).
– Manter e gerenciar a rede lógica com uso do protocolo IPv4 (manutenção) e/ou IPv6 (migração e disseminação), com mapeamento e adequações atualizadas da rede.
– Manter e gerenciar switches com as configurações de portas e possíveis bloqueios de equipamentos, com uso dos endereços físicos associados à uma interface de comunicação, ou Media Access Control (MAC).


Divisão – Projetos e Inovação

Equipe
Jorge Alberto Messa Menezes Junior (Coordenador Substituto)
Ricardo Lazzari da Rosa (Coordenador)

Atribuições
– Manter e gerenciar o estudo de documentações, na abrangência de consultoria e projetos, detectando nível de criticidade e de impacto, plano de disaster recovery e de manutenção preventiva, com a elaboração de instruções.
– Manter e gerenciar atividades internas ou de suporte, bem como os projetos que ampliem o desenvolvimento de pesquisas tecnológicas, através da administração, prestação, treinamento, elaboração de documentações e estabelecimento de padrões que ofereçam soluções em concomitância com consultorias e projetos de inovação, sendo:
– Consultoria: Serviço de consultoria com recomendações técnicas e externas.
– Avaliação e Aquisição de Hardware/Software: Serviço de consultoria para analisar e emitir um parecer técnico sobre pedidos de compra de hardware e software (orientação em aquisições e licitações), mantendo um controle das solicitações.
– Projetos: Serviço de gestão e coordenação com planejamento (análise, determinação, identificação, definição, estabelecimento, implantação, controle e avaliação) de atuais e novos projetos Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).


Divisão – Segurança da Informação

Equipe
Fernando Della Flora
Guilherme dos Santos Giuliani
Afastado – Mestrado Integral
Leonardo Alex Techera Garcia
Maurício Martinuzzi Fiorenza

Atribuições
– Manter e gerenciar o estudo de documentações, na abrangência da Segurança da Informação (SI), detectando nível de criticidade e de impacto, plano de disaster recovery e de manutenção preventiva, com a elaboração de instruções.
– Manter e gerenciar os serviços de SI, sendo a Análise de Riscos, Assessoria, Auditoria, BACULA (gerenciamento de backups), Firewall (aplicação de políticas de segurança, Grupo de Prevenção e Atendimento a Incidentes de Segurança (GPAIS), Intrusion Prevention System (IPS) – (detecção de intrusos e possíveis incidentes), Monitoramento, Open Vulnerability Assessment System (OpenVAS) – (solução de varredura, análise e gerenciamento de vulnerabilidades), SysLog (auditoria de segurança de sistemas, com uma estrutura de logs centralizado com inventário) e Virtual Private Network (VPN) – (conexão estabelecida sobre uma infraestrutura pública ou compartilhada, usando tecnologias de tunelamento e criptografia para manter seguros os dados trafegados, com uso de protocolos que fornecem a confidencialidade).