Softwares

O NTIC da UNIPAMPA é responsável por receber e analisar as demandas de softwares na instituição, conforme a IN 04/2014 – MP/SLTI, assim como manter o servidor de licenças de softwares, onde estão hospedadas as licenças cujo uso ocorre de forma compartilhada entre os campi.
No link abaixo dispomos da relação dos softwares atualmente em uso na instituição e adquiridos pelo processo conduzido pelo NTIC:

Para solicitação de instalação de software já disponível em seu campus, em computadores institucionais, acesse o Sistema de Chamados, para acionar o Suporte de TI local.

Novas aquisições:
Para aquisição de novos softwares, renovação ou ampliação de licenças siga as instruções para o registro de demanda, clicando aqui.
Destacamos que, de acordo com a IN 04/2014 – MP/SLTI, art. 12, o estudo técnico preliminar  realizado pelos integrantes técnico (STIC) e requisitante, devem compreender entre outros fatores:

(…)
II – avaliação das diferentes soluções que atendam aos requisitos, considerando:
a) a disponibilidade de solução similar em outro órgão ou entidade da  Administração Pública;
b) as soluções existentes no Portal do Software Público Brasileiro (http://www.softwarepublico.gov.br);
c)  a  capacidade e alternativas do mercado, inclusive a existência de software livre ou software público;
(…)
[Ver texto completo]

Neste sentido, recomendamos que o requisitante, por meio do Sistema de Chamados, contate o STIC local para verificar alternativas à soluções proprietárias, especialmente na análise de software livres com função similar.

Esclarecemos que a adoção de softwares livres vai ao encontro de recomendações do Governo Federal, abonadas por órgãos como STF e TCU.
Na UNIPAMPA o incentivo ao uso de softwares livres está contemplado no PDTIC vigente, onde discrimina as principais diretrizes e práticas adotadas pelo órgão neste tema.
Nos links abaixo estão mais informações a respeito: